VOCÊ PODE AJUDAR A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR
Autor: Jorge Jossi Wagner
Diante das situações conflitantes que atualmente ocorrem em nossa pátria tão querida, onde o medo, o derrotismo e as dúvidas pairam sobre quase todos nós, necessário se torna que busquemos ainda mais o amparo das forças espirituais para que permaneçamos equilibrados e certos de que essas situações fazem parte das nossas necessidades como espíritos ainda imperfeitos e que escapar às tentações do desânimo faz parte dos círculos de luta na Terra.
O Brasil é um grande e belo país, com um povo trabalhador, humilde, solidário e segundo o espírito Humberto de Campos com psicografia de Chico Xavier, no livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, está destinado a fazer jus ao título da belíssima obra, mas, até chegar a esse ponto, muita água deverá passar sob a ponte e haverá muito ranger de dentes e muito trabalho pela frente.
Sabemos que podemos falhar em nossas tarefas, como também podemos sair vencedores, tudo depende do ânimo e do esforço que se vai empregar na empreitada. Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, relatando o seu diálogo com o Espírito Verdade, onde lhe é dado conhecer o seu trabalho frente à nova religião que estava surgindo, confirmando a promessa de Jesus quanto ao envio do Consolador Prometido. É dito a Allan Kardec sobre os inúmeros problemas que ele enfrentaria com a sua missão, que ele seria execrado, humilhado e sofreria com a sua saúde e que, se ele não fosse capaz de realizar a tarefa extraordinária, mesmo tendo plenas condições para isso, outro seria mandado para terminá-la.
Vemos então que Allan Kardec reencarnou destinado a empreender uma notável tarefa, que seria realizada segundo o seu esforço. Examinemos bem o enunciado: destinado a uma tarefa, mas, a sua realização estaria sujeita ao seu trabalho, ou seja, nada estava fechado e decidido.
Assim, também ocorre com o Brasil. Ele está destinado a ser o Coração do Mundo e a pátria do Evangelho. Fácil se torna observar que apesar dos inúmeros problemas existentes dentro do nosso país, das desigualdades provocadas pelo orgulho e egoísmo de poucos que tem enorme poder sobre muitos, o mundo olha o Brasil e os brasileiros com muita simpatia.
Aonde vão os brasileiros a primeira lembrança que se tem é de um povo contente, com problemas, mas sorrindo sempre. Isto significa que já chegamos ao objetivo? Ainda não é o caminho é longo e cheio de obstáculos, porém, muito são os brasileiros que estão perto desta destinação.
Segundo recentes pesquisas, existem no Brasil milhões de trabalhadores voluntários, pessoas que doam parte do seu tempo para servir ao próximo, trazendo em seu coração o bem-estar que fazer o bem proporciona.
Quanto à Pátria do Evangelho, observamos que nenhum outro povo é tão ligado às coisas de Deus quanto o brasileiro e verifica-se isso pelas inúmeras religiões existentes e vivendo em harmonia, apesar das diferentes crenças sendo essa situação o oposto do que ocorre pelo mundo afora, lamentavelmente.
De todos os países do planeta certamente o Brasil é um dos que mais facilmente e amorosamente recebe os visitantes de outras nações, oferecendo sempre um sorriso e um abraço caloroso a estes comprovando a nossa vocação de povo acolhedor e fraterno.
O caminho do bem vai sendo percorrido e muitos já estão bem adiantados, a maioria, porém ainda está bem no seu começo, mas, a cada dia que passa, pela bondade de Deus, que é justo e misericordioso, mais compreendemos os ensinamentos de amor trazidos por Jesus, nosso amigo e irmão mais evoluído de que é necessário fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fizessem.
Disse Jesus que o semeador saiu a semear e mais uma vez temos que refletir que a semeadura rende sempre de acordo com os propósitos do semeador. Queremos mudanças, sonhamos com uma sociedade melhor, assim sendo é imperioso começar a mudança em nós mesmos.