REFLETINDO SOBRE AS CONQUISTAS DIÁRIAS EM NOSSA VIDA

Uma das grandes dificuldades encontradas na atualidade é manter-se ligado às mudanças que ocorrem rapidamente. Falamos das conquistas tecnológicas e da transformação comportamental da humanidade.
Se das coisas materiais temos dificuldades de entendimento, das coisas espirituais cresce ainda mais a necessidade de esforço e boa vontade para isso, pois, somos espíritos ainda em processo de desenvolvimento.
Estamos ainda muito ligados à matéria, sem conseguir enxergar as coisas do espírito e sem entender que somos filhos de Deus e que Deus é um Pai de justiça e amor.
Essa é uma verdade a qual ainda estamos longe de compreender e que Ele nos dá todas as oportunidades para sermos felizes.
Ocorre que cada um de nós enxerga Deus de acordo com sua bagagem espiritual existindo assim aqueles que não O compreende que é o caso da grande maioria dos espíritos encarnados na Terra.
Quando Moisés recebeu o decálogo contendo regras morais trouxe junto o esclarecimento de que havia apenas um deus criador de todas as coisas e que este era inclemente e impiedoso em relação aos que não lhe obedeciam. Não havia perdão, apenas castigos.
Esse deus vingativo seria substituído de forma definitiva pelos ensinamentos trazidos por Jesus que espalhou o amor entre os habitantes do planeta vivenciando com suas lições, que Deus é um Pai justo e bom.
 Os alicerces deste reino divino seriam definidos e delimitados pelo exercício do amor que deveria se estabelecer entre todas as pessoas.
Aquele deus vingativo, infelizmente, permanece ainda dentro da maioria dos corações, apesar das lições de amor trazidas por Jesus.
A falta de compaixão, de respeito ao próximo, a inexistência de paciência, as agressões verbais e físicas, os atentados contra os próprios familiares são provas de que ainda permanecemos acreditando que ao tomarmos qualquer decisão que contrarie as Leis Divinas estas não irão acarretar débitos em nossa conta corrente moral.
Basta apenas, acredita-se, justificar as nossas ações, tal qual se fazia no tempo de Moisés onde o que valia era o pagar o mal com o mal para ficarmos quites com Deus.
Deus é sempre o Pai justo e amoroso, porém, não podemos nos esquecer que temos de caminhar sob suas Leis perfeitas e racionais. O que fizermos temos que dar contas. O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.
Jesus veio ensinar a lição imortal de “Amar a Deus sob todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” que carrega em seu bojo todos os ensinamentos e os nossos deveres de espíritos criados para alcançar a harmonia a paz e o amor.
Sabemos que seguir os ensinamentos de Jesus é ainda muito difícil, mas, é necessário iniciar os primeiros passos para vencer as nossas imperfeições.
Allan Kardec ensinou que se “reconhece o verdadeiro cristão pelo esforço que ele faz em vencer suas imperfeições”.
Observemos que o mestre lionês, nos fez raciocinar que devemos nos esforçar e que isso já nos servirá de estímulo para saltos mais elevados o que inevitavelmente deve ocorrer, afinal, estamos aqui, nesta escola bendita, exatamente para isso, crescer espiritual e intelectualmente.
Agindo com esforço e firmeza certamente saberemos enfrentar as dificuldades do cotidiano com muito mais otimismo e com a certeza de que tudo passa e somente o bem permanece.
 Assim fazendo, prevalecerá o entendimento, a harmonia e o respeito permitindo aflorar o amor ensinado por Jesus.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *