PALAVRAS ENSINAM, EXEMPLOS ARRASTAM

Autora: Renata Zaqueu

No mês passado escrevi sobre a importância de nos instruirmos, buscarmos informações e conhecimentos sobre a doutrina espírita. Uma maneira prática para isso é estudarmos as 5 obras básicas, pilares da doutrina. São elas: “O Livro dos Espíritos”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Livro dos Médiuns”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”.

Mas venho lhe questionar, atencioso leitor: se temos a bagagem de estudo, como aplicá-la?

Assim como o aluno na escola necessita de provas para testar seu conhecimento, como Deus e a Providência Divina nos testarão? Como saber se o que lemos foi útil? Será que realmente nos alimentamos desse pão nosso espiritual ou só foram pérolas jogadas aos porcos, isto é, palavras soltas sem nenhuma utilidade?

Respondo às questões da seguinte maneira: Ele, Deus, nos põe a prova oferecendo oportunidades de fazermos o bem, de nos doarmos ao próximo, seja nosso “próximo mais próximo”, nossos familiares, por exemplo, ou “próximos de nós”, nas ruas, no trabalho, vizinhos, na casa espírita.

Se buscarmos na literatura espírita, teremos inúmeros livros que nos convidam a trabalhar no bem. Como transcrevo do livro “Pai Nosso”, de Chico Xavier e Meimei, intitulado “A benção do trabalho”:

É pela benção do trabalho que podemos esquecer os pensamentos que nos perturbam, olvidar os assuntos amargos, servindo ao próximo, no enriquecimento de nós mesmos.
Com o trabalho, melhoramos nossa casa e engrandecemos o trecho de terra onde a Providência Divina nos situou.
Ocupando a mente, o coração e os braços nas tarefas do bem, exemplificamos a verdadeira fraternidade, e adquirimos o tesouro da simpatia, com o qual angariaremos o respeito e a cooperação dos outros.
Quem não sabe ser útil não corresponde à Bondade do Céu, não atende aos seus justos deveres para com a humanidade nem retribui a dignidade da pátria amorosa que lhe serve de mãe.
O trabalho é uma instituição de Deus.

Nosso maior exemplo, que nos arrasta à perfeição, é Jesus.

Ele nos inspira a sermos melhores, a acreditar que podemos evoluir. Embora tragédias aconteçam, na sua época elas também aconteciam e nada o fez parar. Portanto, nos coloquemos a caminho de servir, de nos doar, de amar… de aprender com as palavras que estudamos, nos trabalhos que realizamos.

Jesus está e estará sempre conosco, em todos os momentos em que o chamarmos, em que sintonizarmos com Ele para nos ajudar, coordenar nossas atividades na caridade a que propomos trabalhar em seu nome. Hoje e sempre!

Quem move as mãos no serviço,
Foge à treva e à tentação.
Trabalho de cada dia
É senda de perfeição.
Meimei

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *