A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
Autor: Jorge Jossi Wagner (jorgejossiwagner@gmail.com)
Em sua bondade infinita Deus, nosso Pai criador, instituiu a família como o educandário perfeito para que nós, seus filhos, possamos encontrar o apoio necessário para a jornada rumo à perfeição espiritual. Alcançando, assim, a felicidade – meta e objetivo de cada espírito criado pelo amor de Deus.
A vivência no ambiente familiar permite que o espírito encontre a preciosa oportunidade da convivência com pessoas em diferentes graus de evolução, gostos diversos dos seus, formas de enxergar a vida e, dessa forma, aprender a enfrentar os percalços naturais numa encarnação vivida por espíritos imperfeitos e que estão buscando o seu aprimoramento.
É com o aprendizado no espaço familiar, convivendo com as diferenças que o espírito vai desenvolver o entendimento de que a cooperação e o respeito nos fazem ver que existem regras a serem acatadas e que o nosso irmão também tem desejos e objetivos e que estes nem sempre são iguais ao nosso, surgindo, então, o imperativo de aprender a relevar.
Tenhamos a certeza de que é através da instituição familiar que Deus oferece aos seus filhos oportunidades para, paulatinamente, alcançar o progresso intelectual, moral e espiritual, objetivo da criação e que esse desiderato é que nos fará felizes.
A família é a primeira e mais importante escola que a vida pode nos oferecer. Nela encontramos proteção e amparo. Ela nos acolhe em todos os momentos. É o abrigo Divino que precisa ser retocado diariamente através do esforço de cada um dos seus membros para que permaneça sólida e harmonizada.
Com a nossa interação nesses pequenos núcleos Deus nos prepara para saltos maiores, pois convivendo sob o mesmo teto com personalidades tão distintas passamos por um processo de aperfeiçoamento ímpar e que nos dispõe tal qual em um laboratório aonde vamos examinando o nosso progresso em todos os momentos.
Ao voltar para o lar diariamente e encontrar os nossos familiares temos a chance de pôr em prática o aprendizado vivido na sociedade. Esses encontros entre o que temos no seio familiar e o que temos fora deste espaço é que fornece o cadinho renovador para toda a sociedade, pois, a melhora da coletividade como um todo passa necessariamente pelo ambiente familiar.
Na família encontramos todo tipo de sentimentos: o amor dos pais para com os filhos, dos filhos para os pais, de irmãos para irmãos, de avós para netos e de netos para os avôs.
Temos, naturalmente, como ponto de partida, o amor entre os cônjuges que em se fortalecendo pela convivência diária, fruto do respeito mútuo, se ampliará para esperar a chegada dos filhos, objetivando situações de segurança e equilíbrio.
É na família, enfim, que vai ser estruturado o caráter do espírito imortal dando-lhe suporte para enfrentar os percalços da reencarnação, que não são castigos Divinos, como erroneamente muitas vezes em razão de nossos desequilíbrios achamos que seja.
Deus, nosso Pai de amor justiça e misericórdia, oferece sempre oportunidades valiosas de crescimento e aprimoramento moral.
Que possamos refletir profundamente para entender que a família sendo bem constituída equilibrada e organizada em bases morais cristãs representa a mais importante oportunidade de preparação da sociedade para um futuro melhor e mais condizente com os nossos anseios.